Hemocomponentes
Sangue
O sangue é um tecido conjuntivo que circula em todo o corpo e com várias funções, como o transporte oxigênio e nutrientes e a defesa do organismo. O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, crânio, esterno, vértebras e quadril. O corpo humano de um adulto tem cerca de 5 litros de sangue, sendo 2,75 a 3 litros de plasma e a porção restante é composta por células – hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, além dos fatores de coagulação. Não existem substitutos para o sangue, pois o mesmo não pode ser fabricado e só a doação pode salvar vidas das pessoas que precisam repor em cirurgias, acidentes, catástrofes, tratamento de pacientes com câncer, grandes hemorragias. Após a doação o sangue é fracionado em quatro partes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado.
Concentrado de Hemácias:
São os chamados glóbulos vermelhos, obtido após a centrifugação do sangue total e retirada da maior parte do plasma. As hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio aos tecidos do corpo. É utilizado em pacientes com hemorragias graves, pessoas vítimas de acidentes, pacientes com insuficiência renal, pacientes que realizam quimioterapia, portadores de câncer, entre outros.
Concentrado de plaquetas:
É obtido de uma unidade de plasma rico em plaquetas. A retirada das plaquetas da bolsa de sangue deve ser dentro de um período de 8 – oito horas e a doação não pode ultrapassar 15 – quinze minutos. O concentrado de plaquetas é usado como tratamento de pacientes com queda no número de plaquetas ou com função comprometida, pacientes com câncer submetidos à irradiação e/ou quimioterapia, entre outros.
Plasma fresco congelado
É a parte líquida do sangue que contém proteínas e fatores de coagulação com indicação de transfusão em pacientes com sangramento importante pelo uso de anticoagulantes orais, hemorragia com coagulopatia documentada, pacientes com doenças hepáticas, púrpura trombocitopênica trombótica, deficiência dos fatores V ou XIII da coagulação, entre outros.
Crioprecipitado
É obtido a partir da centrifugação do plasma descongelado, ou seja, é uma fração do plasma rico em fibrinogênio. É de uma forma geral é indicado em pacientes com deficiência de fibrinogênio